UNIDADE 1 (Educação Infantil ao Ensino Médio)

Av. do Pinho, 565 | Bairro Planalto
Atendimento: (34) 3238-1185
WhatsApp: (34) 99138-6489

UNIDADE 2 (Educação Infantil ao Ens. Fund. Anos Finais)

 Rua Maria Doria Cunha, 269 | Jardim Finotti
Atendimento: (34) 3238-8759
WhatsApp: (34) 99977-1185

Projetos

Projetos Devocionais

  • FEC – Formação Ética Cristã

Aula realizada uma vez por semana com os alunos.

O sábio bíblico é aquele vindo das diversas fontes de conhecimento como a tradição(saber acumulado), a experiência e a observação, que elabora princípios existenciais que, após serem internalizados, tornam-se hábito, o que a Bíblia chamaria de “disciplina”. O sábio ´s alguém que possui competências, como se fossem acessórios, que o habilitam a responder adequadamente aos desafios existenciais com que se depara.

Projetos Escolares

  • Programa Líder em Mim

Agora o Colégio Shalom é parceira com o programa Líder em Mim – Educação Socioemocional.
O Líder em Mim é um programa de educação socioemocional focado em promover a mudança comportamental em educadores, crianças e adolescentes, desenvolvendo sua autoestima e autoconhecimento para que se tornem protagonistas de suas próprias vidas e da transformação da sociedade.

  • Projeto Fábulas 

Uma Palavra aos Pais…

Quem de nós não se lembra de uma fábula contada na infância? Como se esquecer dos agradáveis momentos vividos diante das páginas de um livro que nos enlevava as ideias, nutrindo a fantasia e o caráter através de seus ensinamentos?
Desde os fabulistas mais antigos, como Esopo, La Fontaine, Fedro, Da Vinci e tantos outros, a humanidade passou a apreciar as virtudes, fraquezas e tolices na figura de animais, plantas e objetos inanimados.
As fábulas têm esse propósito. Nelas, tudo tem vida, tudo tem significado, tudo tem ensinamento. Elas se adaptam ao imaginário infantil, germinando e produzindo, com eficácia, frutos de sabedoria, entendimento e inteligência.
Formuladas a partir de ditados populares, que visam enfatizar a consciência moral nas suas mensagens, as fábulas levam o leitor a instruir-se enquanto ele se delicia com o encanto das narrativas.
Essa forma literária que tanto ajuda o ser humano a compreender-se a compreender seu semelhante se mantém viva, séculos após séculos, como ferramenta valiosa para moldar o caráter humano.

Paulo Debs (2006 – Provérbios em Fábulas)

Através desse Projeto, iremos ensinar preciosas lições sobre: Obediência, Honestidade, Gratidão e tantas outras.
E na simplicidade de cada história, a aplicação de conceitos bíblicos ao coração das crianças.
Que esta coletânea de fábulas possa contribuir para a formação do caráter dos nossos filhos e que eles sejam edificados na fonte mais pura do código moral e espiritual – a Palavra de Deus.
Teresa Cristina Diniz (Coordenadora Pedagógica)

Justificativa
Como é maravilhoso trabalhar com fábulas! Mas o que está por trás de cada fábula? Que valores? Que mensagem há para sua vida? Através de uma atividade com fábulas, você pode despertar nos alunos o hábito da leitura e da escrita, da criação e da produção.

Objetivos
– Raciocinar em busca de princípios bíblicos e valores de caráter presentes nas fábulas e nas atitudes de cada personagem;
– Favorecer o desenvolvimento criativo dos alunos, através de diferentes expressões, tais como: desenhos, músicas, produções de textos e dramatizações;
– Proporcionar um trabalho interdisciplinar;
– Conhecer as fábulas que são mais comentadas;
– Refletir com os alunos os valores que são transmitidos através das fábulas;
– Reconhecer as principais características deste gênero;
– Pesquisar as características e habitat dos animais que aparecem nas fábulas.

Mídias utilizadas
– TV
– Vídeos
– DVD
– Lousa digital
– Computadores
– Data show
– Pen drive e impressora
– Câmera fotográfica
– Aparelho de som
– Livros literários.

Metodologia utilizada
– Uso das ferramentas da EP;
– Liberdade para expressão da criatividade;
– Sondagem do conhecimento do gênero textual (fábulas);
– Definição de fábula – Escrito e audiovisual
– Apresentação audiovisuais de fábulas semanalmente;
– Realização de atividades em sala de aula com o tema fábulas;
-Leitura virtual de fábulas;
– Verificação de aprendizagem.

Atividades
Incentivar os alunos para que escolham uma ou duas fábulas e leiam;
Dividir a turma em grupos;
Cada grupo dramatizar a fábula escolhida;
Montar um mural de fábulas;
Construir cartazes montando as cenas em sequência;
Trabalhar com biografias;
Confeccionar os personagens usando a criatividade;
Organizar com a turma um livro da fábula escolhida ( reprodução );
Produzir textos;
Ditado;
Pinturas;
Construir um mural com a moral das histórias;
Analisar alguns provérbios e baseado neles construir fábulas
Dramatizar a fábula escolhida e preparar as crianças para o ensaio.

Avaliação
A avaliação ocorrerá de forma contínua, através da produção escrita e artística e da pesquisa sugerida.

 

  • Plantando idéias e colhendo boas ações: a neutralização do carbono a partir do plantio de árvores.

Buscando trazer à tona questões relativas à importância da preservação do meio ambiente, as possíveis influências dessa preservação no mundo, e também promover a conscientização da comunidade escolar sobre os impactos ambientais negativos gerados pela emissão excessiva de CO2, o Colégio Shalom propõem o projeto “Plantando idéias e colhendo boas ações – A neutralização do Carbono a partir do Plantio de Árvores” oferecendo diferentes atividades educativas ao longo do 1º semestre de 2011, demonstrando que somente através de uma mudança efetiva de nossas práticas diárias poderemos reverter ou amenizar esse quadro.

Seja pela queima de combustíveis em nossos automóveis, seja pelos recursos naturais que usamos em nossas casas, como água e energia, todos temos um déficit com o meio ambiente. O que então podemos fazer para pagar essa dívida?

Plantando árvores ou reflorestando uma área, podemos fazer o caminho inverso, neutralizando as emissões de carbono provocadas pela vida moderna. No entanto devemos tomar cuidado com esse modismo generalizado de plantar árvores para compensar as emissões, pois isso minimiza apenas uma parte do dano. Só mudanças mais profundas é que realmente vão fazer a diferença.

Quando uma árvore cresce, ela absorve o gás carbônico presente na atmosfera pelo processo de fotossíntese, para formar seu corpo. Assim acaba reduzindo a concentração desse gás que contribui para o efeito estufa. O problema é que as árvores levam muito tempo para absorver o CO2 que emitimos em um curto espaço de tempo. Além disso, não haveria no planeta espaço suficiente para se plantar a quantidade de árvores necessária para se neutralizar toda emissão mundial, já que cada tonelada de carbono equivale a cerca de cinco árvores.

 

  • Dia da poesia

A poesia é a arte da linguagem humana, do gênero lírico, que expressa sentimento através do ritmo e da palavra cantada. Seus fins estéticos transformaram a forma usual da fala em recursos formais, através das rimas cadenciadas.

Existem três tipos de poesias: as existenciais, que retratam as experiências de vida, a morte, as angústias, a velhice e a solidão; as líricas, que trazem as emoções do autor; e a social, trazendo como temática principal as questões sociais e políticas.

Projetos Sociais

  • Projeto Despertar

Existem cerca de oito milhões de crianças no mundo abandonadas nos institutos, e dessa cifra, seis milhões e quatrocentos mil não são órfãs, ou seja, possuem pai e mãe, ou o pai ou a mãe, mas são abandonadas nos orfanatos ou em estruturas de acolhimento.
Mediante isso, o intuito deste projeto é despertar os indivíduos conquistando um espaço dentro do Colégio Shalom e do coração de seus alunos e de toda sua equipe (direção, professores e funcionários) para o desenvolvimento de projetos sociais, inicialmente locais, e, posteriormente, regionais, nacionais e mundiais.
A iniciativa de elaboração do projeto e a empolgação em executá-lo se deu a partir da meditação no amor que Cristo teve pela humanidade.

“E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. “ Mateus 25:31-40
Para atingir o objetivo proposto, no período de 26/06 a 06/07 iremos arrecadar mantimentos, vestimentas, produtos de limpeza e de higiene pessoal para Instituições do município de Uberlândia (Orfanatos e Asilos).

* Mantimentos: arroz, feijão, macarrão, óleo, leite em pó, carne, café, gelatina, etc.
* Vestimentas: roupas em bom estado de conservação (3 a 14 anos).
* Produtos de limpeza e de higene pessoal: sabão em pó, detergente, alvejante, amaciante, papel higiênico, creme dental, etc.

Certos da sua compreensão, envolvimento e participação,

Agradecemos desde já.

Atenciosamente,
Ana Carolina, Pedro Henrique e Luiza (1ª Série / EM)
Direção/Coordenação

Clique no botão abaixo para baixar os slides do projeto…

Mais que uma Escola, uma Família.

“A Bíblia não é apenas um livro – é um poder vivo, um livro que excede todos os outros.” (Napoleão Bonaparte)

Av. do Pinho, 565

Bairro Tubalina

(34) 3238-1185

Atendimento

Seg - Sex

  Das 7 as 17:30

Rua Maria Doria Cunha, 269

Bairro Finotti

(34) 3238-8759

Atendimento

Seg - Sex

  Das 7 as 17:30

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?