UNIDADE 1 (Educação Infantil ao Ensino Médio)

Av. do Pinho, 565 | Bairro Planalto
Atendimento: (34) 3238-1185

UNIDADE 2 (Educação Infantil ao Ens. Fund. Anos Finais)

Rua Maria Doria Cunha, 269 | Jardim Finotti
Atendimento: (34) 3238-8759

Princípios

Em sua visão atual entende-se que a Palavra de Deus é à base do conhecimento, na qual buscamos a origem de todas as coisas e também de seu propósito; desenvolvendo o trabalho com ênfase em sete princípios de governo, os quais consideramos básicos.

O Colégio Shalom desenvolve o seu trabalho pedagógico com ênfase na premissa da Educação por Princípios regida por sete princípios bíblicos:
• SOBERANIA – Qualidade ou estado do que é soberano, autoridade de soberano, poder supremo, autoridade moral, excelência Deus, soberano, governador absoluto sobre tudo, escolheu manifestar Sua natureza através de estruturas ordenadas de acordo com seus caminhos.
• CARÁTER – Marca, cunho, impressão, firmeza, dignidade. Deus deseja que sua imagem seja formada no homem, expressando Sua glória.

• MORDOMIA – Cargo ou ofício de mordomo, regalia ou privilégio obtido sem trabalho ou sem esforço. Deus, como proprietário de todas as coisas, deu ao homem responsabilidade de administrar tanto seus recursos internos como as coisas materiais externas.
• SEMEADURA E COLHEITA – ato de semear e colher. Deus ensina que o homem colhe o que semeia, que há causa e efeito para tudo que se passa conosco.
• ALIANÇA – Laço que prende duas ou mais pessoas ou entidades que se prometem mútua amizade e auxílio. Somente quando há acordo em princípios pode haver unidade em ações.
• INDIVIDUALIDADE – Conjunto das qualidades individuais. Deus não coletiviza Sua criação. Cada coisa foi criada de forma diferente e com um propósito.
• GOVERNO (AUTOGOVERNO) – capacidade de gestar seus próprio atos.
A capacidade de escolher e de restringir-se internamente. À medida que aprendemos a governar as áreas mais próximas da nossa vida, poderemos estender esse governo até esferas de maior influência.

A Abordagem Educacional por Princípios é uma abordagem de ensino e aprendizagem que parte do raciocínio sobre verdades bíblicas e identifica os fundamentos do conhecimento, conduzindo à reflexão de causa-efeito, visando produzir entendimento realizador e caráter cristão. Sua aplicação consistente contribui para formar erudição baseada numa cosmovisão cristã e líderes servidores aptos a cumprir o propósito de Deus com suas vocações.

Entendemos educação em seu sentido amplo como o processo de transmitir à próxima geração conhecimento e valores que a capacitem a uma participação construtiva na sociedade. Educar uma criança é trabalhar em um projeto de vida, o que compete primordialmente aos pais, como responsáveis diretos pelos resultados.

Conforme apresentada por Rosalie J. Slater (The Principle Approach – F.A.C.E. – Fundation for American Christian Education, EUA), que definiu e estruturou a Abordagem Educacional por Princípios como sendo “um método cristão histórico de raciocínio bíblico, que faz das verdades da Palavra de Deus a base de cada assunto no currículo escolar”.

Baseia-se na aplicação de quatro passos: Pesquisar, Raciocinar, Relacionar e Registrar, para promover o raciocínio com padrões cristãos e a expansão do entendimento.

O sistema educacional baseado na Abordagem Educacional por Princípios integraliza filosofia (o porquê), currículo (o quê) e metodologia (o como) cristãs.

O Colégio Shalom é associado a AECEP – Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios. A AECEP estrutura, organiza e compartilha conceitos e práticas pedagógicas e de gestão escolar em Abordagem Educacional por Princípios produzidos por seus fundadores, capacitadores e associados. A AECEP é a entidade responsável pela Abordagem Educacional por Princípios no Brasil.

Ligue agora e garanta a sua matrícula

“A sua parte é render-se incondicionalmente em Sua Presença, a parte Dele é usá-lo poderosamente.” (Edilson Silva)

Av. do Pinho, 565

Bairro Tubalina